DPE leva educação em direitos humanos para 600 estudantes da Vila Janaína

22/08/2011 #Administração
img

Foto:

 

Seicentas crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, estudantes da Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes, na Vila Janaína, terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre cidadania e direitos humanos. Elas serão beneficiadas com a primeira edição do projeto “Aprender Brincando”, lançado nesta sexta-feira (19), pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, numa tarde movimentada com diversas apresentações infantis.

Estiveram presentes o secretário municipal de Educação, Othon de Carvalho Bastos, a secretária adjunta da Semed, Miriam Magdala, a coordenadora do curso de Pedagogia da Facam, Keila Maria Veras Soares Silva, a diretora da Casa Acolhida Marista (sede São Luís), Maria do Amparo Monteiro de Melo Seibel, o analista do Banco do Brasil, Andrey Qurt, a subdefensora e a corregedora geral da DPE/MA, Mariana Albano de Almeida e Fabíola Barros, respectivamente, e a superintendente de Ensino Fundamental do Município, Elizabeth Brito Maia.        

 O lançamento do projeto, idealizado pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Faculdade do Maranhão (Facam), Casa da Acolhida Marista e patrocínio do Banco do Brasil e governo federal, aconteceu na quadra da UEB Roseno de Jesus Mendes, com a participação de alunos e professores da instituição de ensino. Na oportunidade, foram assinados termos de cooperação entre as instituições para garantir a execução do “Aprender Brincando”.

“O projeto visa contribuir para a formação de crianças e adolescentes da rede pública municipal, na perspectiva de integrá-los á vida social e comunitária a partir da sua compreensão dos seus direitos e deveres”, explicou Aldy Mello Filho.

O defensor geral informou ainda que o projeto vai proporcionar a estudantes da escola pública de São Luís educação em direitos humanos e cidadania, por meio de oficinas lúdicas e da linguagem teatral. Durante as atividades, serão abordados temas como violência doméstica, bullying, pedofilia, preservação ambiental, direito à saúde, educação, moradia, dentre outros. Está prevista ainda a realização de oficinas de capoeira, percussão e teatro, além de rodas de diálogos e oficinas com professores, pais e responsáveis.

O secretário da Semed, Othon Bastos, elogiou a iniciativa da Defensoria e observou que “todo esforço feito no sentido de melhorar o aprendizado das pessoas, visando o desenvolvimento social das mesmas, merece ser incentivado. Esse trabalho que está sendo desenvolvido por meio do projeto Aprender Brincando é muito importante, pois leva conhecimento de forma lúdica, o que torna o aprendizado agradável e divertido”.

Keila Maria Veras Soares Silva destacou que iniciativa como esta faz a diferença, uma vez que cada instituição vai desenvolver sua função social, que é estar mais próximo dos educandos, com novas propostas de ensino e aprendizagem.

Programação – Mostrando familiaridade com o tema, alunos da Facam fizeram uma apresentação baseada nos direitos e deveres do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Em seguida, foi a vez das crianças da escola Roseno de Jesus Mendes mostrarem seu talento. O espetáculo Saltimbancos, apresentado por crianças da Casa da Acolhida Marista, fechou a programação do lançamento do projeto “Aprender Brincando”.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON