Defensor público participa de inauguração de salas de aulas no Complexo de Pedrinhas

18/08/2011 #Administração
img

Foto:

 

O defensor público Werther Lima Júnior participou da solenidade de inauguração de 10 salas de aulas instaladas em unidades prisionais da capital, sendo cinco no Presídio São Luís, duas no Presídio Feminino e três na Penitenciária de Pedrinhas. Com esta medida, o Maranhão é o primeiro estado com educação prisional para jovens e adultos, utilizando método específico voltado para a ressocialização do apenado.

Durante o evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o defensor Werther Lima Júnior falou do trabalho realizado pela Defensoria Pública nas unidades prisionais, com vistas a garantir aos internos assistência jurídica gratuita e eficaz.

“Reforçar o ensino prisional é mais uma contribuição para a melhoria do sistema penitenciário. Se o apenado tem assistência jurídica, cumpre pena em estabelecimento com instalações dignas e ainda pode desfrutar dos benefícios da educação, a tendência é que aconteça, de fato, a ressocialização”, destacou o defensor público.

Além de professores da rede estadual, todos com formação superior, que foram preparados exclusivamente para atuarem nas unidades prisionais, outros profissionais, como médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, psicólogos e advogados, foram disponibilizados para oferecer serviços complementares, no sentido de humanizar os presídios maranhenses.

“Organismos mundiais indicam que nos presídios do Brasil sejam usados métodos humanos no tratamento prisional, com serviços educacionais e socializantes para que, ao sair dos presídios, os apenados possam retornar ao convívio social e familiar”, afirmou o secretário da Sejap, Sérgio Tamer.

 

 

 

 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON