Defensoria participa de curso sobre Justiça Restaurativa

09/11/2010 #Administração

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participou, semana passada, do curso Círculos de Paz, promovido pela Fundação Terre des Homes (TDR) em parceria com a Unicef e apoio da Rede Maranhense de Justiça Juvenil. O evento contou com a participação da consultora norte-americana Kay Pranis, uma das maiores referências internacionais em processos restaurativos e círculos de paz.

O curso é voltado para profissionais dos sistemas de Justiça e de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a representantes de organizações não governamentais e comunitárias que atuam no Maranhão, Ceará e Pará. Participaram das palestras os defensores Gabriel Furtado e Ana Lourena Mouniz, as assistentes sociais Silene Gomes, Nayara Carla Machado e Marlene Brito e as estagiárias do núcleo Psicossocial da DPE.

O projeto tem como objetivo estudar os procedimentos restaurativos incorporados nos Círculos de Paz, visando à disseminação de práticas restaurativas e de estratégias de pacificação de conflitos, onde cada participante conhecerá a estrutura do processo como as etapas do círculo e de como utilizá-las. No sistema judicial, esse método permite que as partes envolvidas em um crime decidam corrigir e resolver a situação provocada pelo delito. Ainda na agenda de Kay Pranis, no Maranhão, realizou a palestra “Alternativas Pacíficas para resolução do conflito”, com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB, em seguida lançou o livro “Processos Circulares”, no auditório da OAB/MA.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON