Membros do Conselho do Idoso são empossados

01/08/2007 #Administração


Margarete Cutrim fala sobre a importância do Conselho
Os novos integrantes do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima) foram empossados na tarde desta sexta-feira, 27, no auditório do Palácio dos Leões, pela secretária de Desenvolvimento Social, Margarete Cutrim, que na ocasião representou o governador Jackson Lago. “Este conselho é de grande relevância porque vem ao encontro do trabalho desenvolvido pelo governo do estado, pautado na democratização das ações do estado, no compromisso de participação popular e, sobretudo, no controle social”, disse a secretária.

O Cedima é um instrumento de controle social da Política Estadual do Idoso e do Estatuto do Idoso, de caráter permanente, paritária, fiscalizador e deliberativo, em conformidade com a Lei nº 8.510, de 28 de novembro de 2006. Estavam presentes também à solenidade os secretários estaduais de Direitos Humanos, Sálvio Dino, e da Cultura, Joãozinho Ribeiro, a vice-prefeita de São Luís, Sandra Torres; o vereador José Joaquim; a defensora-pública geral do Estado, Ana Flávia Sampaio; o promotor de Justiça do Idoso, Paulo Roberto Barbosa Ramos e a presidente da diretoria provisória do Cedima, Maria do Socorro Ramos Ferreira.

Paulo Roberto lembrou que o Conselho do Idoso é muito importante, na medida em que a população brasileira vem envelhecendo a largos passos e necessitando de políticas públicas mais efetivas e racionais para atender as demandas das pessoas idosas. “Um conselho bem estruturado como este tem a missão de chamar a atenção do estado e desenvolver estratégias de políticas públicas a serem implementadas de modo que os idosos possam usufruir, minimamente, dos seus direitos mais essenciais”.

O Conselho é formado por membros do governo e da sociedade civil. Fazem parte representantes de todas as secretarias estaduais, Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão; Secretaria de Aposentados e Pensionistas (Sindsep); Federação das Associações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Maranhão (Faapips); Associação dos Aposentados e Pensionistas da Cemar; Conselho Regional de Serviço Social; Associação Nacional de Gerontologia e Secretaria Maranhense de Cultura Superior.

Têm ainda representantes da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade; Serviço Social do Comércio; Centro de Apoio e Promoção Social do Idoso (Capsi), Centro de Cultura Negra do Maranhão; Arquidiocese de São Luís; Federação Espírito do Maranhão; Associação dos Amigos da Universidade Integrada da Terceira Idade, Associação Brasileira de Alzheimer e Asilo de Mendicidade.

São Luís, 27/07/2007
Fonte: Secom

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON