Foto:
A Praça Nauro Machado, no Centro Histórico de São Luís, foi palco do Festival Defensoria Delas, um dos pontos altos da campanha em homenagem às mulheres, promovida pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), cuja programação se estenderá até o final deste mês. O evento, ocorrido no último dia 10, reuniu diversos grupos formados por mulheres, com apresentações que exaltaram a força e o poder do segmento, além de reflexões sobre o empreendedorismo feminino.
O Festival Defensoria Delas integra a campanha que leva o mesmo nome, que tem como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com as mulheres. Participaram do Festival, as “Mulheres de Axé”, as “Meninas Show” e o coral “Canto do Sabiá”, que ficaram responsáveis pelas apresentações artísticas.
Houve ainda um momento dedicado a discussões e ao diálogo conduzido pela CEO da plataforma digital Ela Faz, Lívia Viana. A Ela Faz é uma plataforma maranhense de prestação de serviços autônomos realizados por mulheres e para mulheres.
O agradecimento à equipe envolvida na organização, aos parceiros e à plateia, foi a tônica do discurso do subdefensor-geral Gabriel Furtado. “A Defensoria Pública cumpre com uma de suas missões, ao estar aqui na praça, juntamente com todas essas representações femininas, exaltando suas manifestações, talento e poder, fortalecendo a luta pela defesa e proteção de seus direitos”, ressaltou.
Para a defensora pública Elainne Barros, diretora da Escola Superior da DPE/MA e coordenadora da campanha Defensoria Delas, o Festival foi mais uma oportunidade para empoderar as mulheres, no mês dedicado a elas. “Além dos debates e discussões promovidos neste mês, entendemos de suma importância enaltecer o protagonismo feminino, através da valorização das nossas assistidas e mulheres integrantes da sociedade civil. Por isso, pensamos no Festival como uma forma de reunir esse público”, destacou Elainne Barros, que também agradeceu ao esforço de integrantes de diversos núcleos pelo apoio na execução da campanha e, em especial, do Festival.
O show de encerramento do Festival Defensoria Delas, na Praça Nauro Machado, ficou a cargo da cantora Tereza Canto, que animou o público com um repertório recheado de canções que mostram a força da mulher. Além disso, a programação também contou com uma exposição de produtos fabricados por mulheres empreendedoras, como: artesanato, produtos alimentícios, entre outros. Dentre as expositoras, a cooperativa Cuxá formada por internas da Unidade Prisional Feminina de São Luís, de onde também veio o coral “Canto do Sabiá”. Adolescentes do Centro Socioeducativo Florescer, outro grupo diretamente assistido pela Defensoria Pública estadual, também expuseram peças de artesanato no Festival.
O evento contou ainda com a presença das defensoras Lindevania Martins, Denise Nepomuceno, Suzanna Camilo e Maiele Morais, e da ouvidora-geral da DPE/MA, Fabíola Diniz. “Para construir um mundo melhor para todas as mulheres, é necessário que a gente se mobilize, envolva a todos e todas nessas discussões, para que os frutos sejam colhidos o mais breve possível”, conclamou Lindevania Martins, uma das titulares do Núcleo de Defesa da Mulher.
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?