Subdefensora-geral Cristiane Marques recebe Título de Cidadã Ludovicense

24/10/2025 #Administração

Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, a 1ª subdefensora-geral do Maranhão, Cristiane Marques Mendes, recebeu o título de Cidadã Ludovicense, nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal de São Luís. A homenagem foi de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT) e reconhece os relevantes serviços prestados pela defensora à capital e à população maranhense durante sua trajetória na Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). 

Natural de Teresina (PI), Cristiane Marques mudou-se ainda jovem para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2012, tomou posse como defensora pública do Maranhão, iniciando uma trajetória de mais de uma década marcada pela atuação em diversas comarcas do interior, pelo trabalho no Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária e pela contribuição em políticas públicas voltadas à redução de conflitos sociais.

Em seu discurso de agradecimento, Cristiane Marques agradeceu a homenagem e se comprometeu a trabalhar ainda mais pela população mais vulnerabilizada. “É um momento que enche meu coração de orgulho, de muita gratidão, e é com esse compromisso público que faço, e continuarei fazendo de tudo para trabalhar em nome da justiça social”, disse a homenageada. 

Atualmente, Cristiane Marques é titular do Núcleo de Defesa da Mulher e 1ª subdefensora-geral da DPE/MA, destacando-se pela luta contra a violência de gênero e pela defesa dos direitos das mulheres. “Receber este título é uma honra imensa. São Luís me acolheu, me deu propósito e me permitiu servir à população com amor e compromisso. Sinto-me, de fato, uma ludovicense de coração”, declarou. 

O amigo e defensor público-geral do Maranhão, Gabriel Furtado, destacou o legado da sundefensora-geral. “Cristiane Marques é uma profissional inspiradora. Sua atuação vai muito além do campo jurídico; ela é uma voz firme em defesa da dignidade humana e da equidade de gênero. Ela tem um olhar humano, afetuoso e muito competente, que é sua marca na Defensoria Pública, e que chega às pessoas, pois essa é a missão da Defensoria, servir ao próximo. Ela faz isso com muito amor e afeto”, enfatizou o defensor-geral.

Representando os familiares, o pai, Paulo de Tarso Marques, ressaltou a trajetória da filha: “Os filhos nunca deixam de ser nossos filhos e nunca deixamos de ser pais. Sempre queremos estar perto dos filhos, pois os amamos. Nós te amamos, filha”.

Participaram da solenidade a defensora chefe da Defensoria Pública da União (DPU), Lorena Falcão; a juíza da 3ª Vara Criminal de São Luís, Patrícia Barbosa; o diretor geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Braúlio Martins; demais autoridades, familiares, amigos e representantes de instituições da sociedade civil, que agradeceram a defensora pública pelo trabalho em prol das mulheres e da justiça social. 

Na cerimônia, Raimundo Penha destacou o compromisso da homenageada com a justiça social e a promoção da igualdade. “A subdefensora-geral Cristiane Marques é um exemplo de dedicação ao serviço público. Sua atuação justa e firme tem transformado realidades e levado esperança a milhares de maranhenses, principalmente às mulheres”, enfatizou o parlamentar, ressaltando que a honraria é um reconhecimento justo e necessário.

Ao encerrar a solenidade, Penha ressaltou o simbolismo da homenagem. “O Título de Cidadã Ludovicense é uma grande honraria e, neste caso, uma forma de agradecimento da cidade a quem serve com ética, empatia e coragem. Cristiane Marques representa o melhor do serviço público e do espírito ludovicense”.

 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON