Foto:
Quatro mil cento e oitenta e oito atendimentos, mais de 500 peticionamentos e ajuizamentos de ações iniciais e mais de 200 acordos e mediações. Estes foram os números divulgados pela defensora titular do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Buriticupu, Mayara Batista Braga, na última semana, durante a comemoração do primeiro ano de atividades da instituição naquela comarca. A unidade atende a cerca de 80 mil habitantes da comarca e de seu termo judiciário, Bom Jesus das selvas.
A defensora pública ressaltou as importantes conquistas, mesmo com exíguo espaço de tempo, e fez questão de dividir o êxito da DPE com diversas instituições que, direta ou indiretamente, contribuem para o fortalecimento da Justiça na região. “Mesmo com o pouco tempo de serviços à comunidade, a Defensoria conseguiu contribuir significativamente no acesso à Justiça daqueles que não possuem condições de contratar um advogado. Para tanto, ressalto a colaboração dos órgãos do Sistema de Justiça, do Poder Judiciário, Ministério Público, Policias Civis e Militares, além da participação ativa do Conselho Tutelar, direção do abrigo filhos da esperança, Creas, Cras, Caps e Residência Inclusiva. Não esqueçamos, também, a determinação dos movimentos sociais locais para a implantação deste núcleo”, destacou Mayara Braga, fazendo uma ressalva especial à equipe de servidores da unidade, que executam fielmente as atividades que lhes são confiadas.
A defensora também traçou um breve panorama da instituição e explicou que além do atendimento ordinário realizado no núcleo, a Defensoria também tem trabalhado em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Secretaria de Saúde, na solução extrajudicial de conflitos, visando evitar o crescimento desnecessário de demandas judiciais. “O Maranhão tem 216 comarcas e hoje, a Defensoria está presente em apenas 35 delas, e na capital. Mesmo com um orçamento limitado, a instituição sempre busca cada vez mais ampliar sua rede de atendimento, levando cidadania e acesso à Justiça ao interior do Maranhão, e, principalmente, trabalhando incansavelmente para redução das desigualdades sociais. Este é só o primeiro ano. Espero que nos próximos o nosso núcleo possa contribuir cada vez mais com a população”, concluiu.
Estiveram presentes na ocasião, conselheiros tutelares de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas, representantes do Executivo, do Judiciário e da Polícia Civil, vereadores, secretários municipais, integrantes dos movimentos sociais e comunidade em geral.
Há 2 dias
Há 2 dias
Há 2 dias
Há 5 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?