Ouvidoria da DPE/MA promove roda de diálogo na comunidade Inhaúma

16/08/2016 #Administração
img

Foto:

A ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Rosicléia Costa e a assistente social do Núcleo dos Direitos Humanos, Maria Guadalupe Barros, realizaram semana passada roda de diálogo com os moradores da comunidade do Inhaúma, referente aos transtornos causados pela duplicação da ferrovia da Mineradora Vale.

De acordo com os moradores, os maiores prejudicados com essa situação são as crianças, que sofrem com a poluição sonora e as rachaduras na escola da comunidade, além dos idosos que estão sem acesso para suas moradias, dentre outras violações de direitos humanos.  

Diante da situação revelada pelos moradores, as representantes da Defensoria estadual propuseram a realização de uma audiência pública que deverá contar com a participação dos moradores da região, poder público e de gestores da Mineradora Vale.

Esta não foi a primeira vez que moradores daquela comunidade da zona rural de São Luís recorreram à Defensoria Pública em busca de apoio e assistência jurídica, em face de problemas advindos das obras de duplicação da ferrovia da Mineradora Vale.

Em janeiro deste ano, a instituição intermediou acordo com Vale e uma família de idoso assistido da DPE/MA, que pôs fim a mais um conflito resultante das obras de construção de um viaduto para duplicação da ferrovia, também localizado no povoado Inhaúma.

A conciliação foi conduzida pelo defensor público Benito Pereira Filho, que é titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da Saúde e da Pessoa com Deficiência, e que na época também respondia pelo Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON