Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por intermédio do seu projeto Cidadão Defensor e parceria do Instituto Florence, realizou, no sábado (25), atendimento e orientação jurídica no bairro Planalto Vinhais. Durante toda a manhã, foram atendidas dezenas de pessoas, que estiveram na Igreja Nossa Senhora da Graças, em busca de esclarecimentos sobre as mais diferentes demandas. No local, também estavam sendo oferecidos atendimentos na área da saúde, cidadania e serviços de promoção da imagem pessoal.
O projeto Cidadão Defensor é fruto de convênio firmado, ano passado, entre a DPE/MA e o Instituto Florence de Ensino Superior. As atividades da ação social foram coordenadas pelo defensor público Marcos Fróes, diretor da Escola Superior da instituição, e pela professora Ana Maria Marques, coordenadora do Curso de Direito do Florence. O trabalho das duas instituições parceiras foi levado para a comunidade do Planalto Vinhais a pedido de integrantes da igreja Nossa Senhora das Graças.
A ação social, que contou com dez alunos do curso de Direito, teve a participação Procon, com orientações ao consumidor, e de alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Odontologia, com prestação de serviços de saúde, coordenados, respectivamente, pelas professoras Ana Larissa Nogueira e Luciana Medeiros.
Os 10 alunos do curso de Direito do Instituto Florence que participaram da ação, receberam treinamento ministrado pelo defensor Marcos Fróes para atuarem junto ao projeto Cidadão Defensor, na área do atendimento jurídico. Também se associaram as ações alunos e estagiários dos cursos de Enfermagem e Odontologia, sob as coordenações das professoras Ana Larissa Nogueira e Luciana Medeiros, respectivamente.
Segundo o diretor da Escola Superior, os estudantes do Curso de Direito do Instituto Florence que participam do projeto têm, com essas ações na comunidade, a oportunidade de aplicar na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Ao mesmo tempo, poderão ser, no futuro, profissionais mais sensíveis às causas de comunidades carentes. Os benefícios para a Defensoria são inúmeros, dentre eles a aproximação com a universidade e a possibilidade de interferir no processo de formação dos alunos”.
Da mesma opinião, a coordenadora do curso de Direito do Florence, Ana Maria Marques, destacou que a parceria com a DPE só tende a prosperar e render bons frutos para a sociedade como um todo. “Estamos com uma equipe de 10 pessoas nessa atividade, todos engajados em aprender cada vez mais, contribuindo para uma atuação de excelência na área jurídica”.
EXAMES - Para o aposentado João de Deus, de 62 anos, foi uma grata surpresa encontrar os serviços da Defensoria no local. Membro da igreja da comunidade, além de obter orientação jurídica, ele aproveitou para fazer uma bateria de exames disponibilizados para a comunidade, além de aferir a pressão arterial. “Gostei muito dessa ação. Além de ser aqui pertinho de casa, o atendimento foi muito bom e rápido”, comemorou.
Há 2 dias
Há 2 dias
Há 2 dias
Há 5 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?