DPE e Fiema renovam parceria para execução dos projetos “Ser pai é Legal”, “Qualificar” e “Jovem Cidadão”

30/03/2015 #Administração
img

Foto:

Realizados entre os anos de 2013 e 2014, os projetos de capacitação profissional intitulados “Qualificar”, voltados a mulheres em situação de risco pessoal, e o “Jovem Cidadão”, que tem como foco jovens adultos em situação de vulnerabilidade social, serão retomados este ano pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Convênios com esta finalidade foram assinados pela defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, e o presidente da Fiema, Edilson Baldez, que renovaram, ainda, a execução do projeto Ser Pai é Legal.

A assinatura dos convênios aconteceu durante reunião ordinária do conselho do Sesi/Senai, onde estavam presentes também os superintendentes Marco Antônio Moura da Silva (Instituto Euvaldo Lodi) e Roseli de Oliveira Ramos (Sesi). Da DPE/MA, acompanhou o evento a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Silene Gomes. Para a defensora geral, a instituição só tem a agradecer o apoio e a confiança depositados pela Federação, que acreditou na força e no impacto das ações voltadas a população que necessita de atenção especial por se encontrar em situação de vulnerabilidade.

“Com a renovação dessas parcerias, conseguimos potencializar o alcance social das ações e projetos desenvolvidos pela Defensoria Pública, garantindo que um número cada vez maior de pessoas sejam beneficiadas”, destacou.

Na oportunidade, Edilson Baldez, colocando-se à disposição para outros projetos, falou da satisfação em assinar novos convênios com a Defensoria Estadual que, segundo ele, resultará em mais conquistas para a população menos favorecida do estado. “Muitos trabalhadores da indústria e seus familiares também poderão ser beneficiados com as atividades das parcerias firmadas nesta ocasião”, disse.

Os projetos – Com o objetivo de romper o ciclo de violência do qual a mulher é submetida, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, oportunizando sua inserção no mercado de trabalho, a Defensoria lançou em 2013, o Projeto Qualificar. Durante a vigência do convênio, dezenas de mulheres, encaminhadas pela Defensoria, participaram dos cursos, dentre eles o intensivo em iniciação a Eletricidade Predial Básica. As reeducandas do Centro de Reabilitação de Mulheres Apenadas (Crisma), que cumprem pena em regime aberto, e integrantes do Projeto Justiça Comunitária, desenvolvido na Cidade Olímpica, também participaram da qualificação profissional.

No Projeto Jovem Cidadão, foram certificadas dezenas de moradores da Cidade Olímpica, que participaram do curso pedreiro de alvenaria. Assim como o Qualificar, o Jovem Cidadão tem como objetivo estimular a qualificação profissional com vistas à inserção no mercado de trabalho. Já o Projeto Ser Pai é Legal, que tem como finalidade promover o acesso gratuito a exames de DNA e favorecer o reconhecimento voluntário de paternidade, já atendeu em quatro anos de atividades, mais de 500 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Conforme relatório do projeto, em 2014, foram disponibilizados à DPE 85 exames gratuitos de DNA. Em 2015, a Defensoria já tem cadastradas 80 solicitações. Com o novo convênio, cuja validade é de 24 meses, serão disponibilizados 20 exames mensais.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON