Timon – Os defensores públicos Creuza Maria Lopes, Frank Lúcio Noronha e Ricardo Luís de Almeida Teixeira, do Núcleo Regional da Defensoria em Timon, participaram das ações do Projeto Justiça Itinerante, realizado pela 2ª Vara Cível de Timon, por iniciativa da juíza Susi Ponte de Almeida. Foram atendidas dezenas de pessoas em mais uma etapa do projeto, realizada no começo da semana passada no povoado Tamanduá.
As atividades também tiveram o apoio do Ministério Público do Estado do Maranhão (MP), da Prefeitura de Timon, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), do Cartório de Registro Civil de Timon, do Lions Club, do Centro de Referência de Direitos Humanos, além de voluntários.
Entre os serviços oferecidos estão atividades judiciárias como audiências de registro civil, casamentos, registros de nascimento e consultas com promotor de Justiça e defensores públicos.
"Com estas ações, procuramos melhorar ainda mais a imagem do Judiciário e aproximar a Justiça dos jurisdicionados, em especial dos mais carentes", destacou a juíza Susi Ponte de Almeida, idealizadora do projeto.
De acordo com informações da 2ª Vara Cível de Timon, os parceiros deslocaram-se a Tamanduá e realizaram as seguintes atividades: audiências de retificação de registro civil, sendo proferidas 20 sentenças nas próprias audiências realizadas no povoado; casamentos gratuitos e atendimentos pela Defensoria Pública, sendo protocoladas 22 petições iniciais de retificação de registro civil, as quais tiveram as audiências realizadas na mesma data.
A população recebeu ainda atendimento jurídico realizado por advogados e estagiários voluntários, num total de 28. Foi computada a emissão de 82 carteiras de identidade, de 60 Certificados de Pessoas Físicas (CPFs), de 25 carteiras de trabalho e Previdência Social, quatro carteiras do idoso, além de nove alistamentos militares.
Benefícios - Foram feitos também 78 atendimentos no âmbito do Cadastro Único (Bolsa Família); 103 atendimentos médicos e 28 odontológicos; realização de 25 exames de HIV, 25 teste antigênico não treponêmico (VDRL), 160 testes de glicemia, 30 citologias e quatro exames de malária; vacinação contra hepatite, meningite, gripe e tétano (53 doses).
Houve a distribuição de 116 kits de higiene dental, 1.008 preservativos, 121 mudas frutíferas, bem como de lâmpadas fluorescentes cedidas pela Cemar.
A Secretaria da Mulher também atendeu com serviços de beleza. Foram 58 limpezas de pele, 62 atendimentos de maquiagem, bem como 43 atendimentos de penteados. Realizaram-se 13 atendimentos individualizados de psicopedagogas com crianças e adolescentes que têm dificuldade de aprendizagem.
Mais
Também foram proferidas para a comunidade durante o Projeto Justiça Itinerante diversas palestras, oferecidas pela Cemar, pelo INSS, e por funcionários da Prefeitura, nas áreas de saúde, meio ambiente, juventude e assistência social. A Fundação Municipal de Cultura organizou a apresentação de grupos de música e danças de alunos do Projeto Beija-Flor, além de pintura facial em crianças.
Fonte: Com informações do Jornal O Estado do Maranhão
Há 109 dias
Há 109 dias
Há 109 dias
Há 109 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?