Corregedora da DPE participa da abertura da Jornada Jurídica da PGE-MA

09/11/2012 #Administração
img

Foto:

 

A procuradora geral do Estado do Maranhão, Helena Maria Cavalcanti Haickel, abriu oficialmente, na tarde desta quinta-feira (8), no Grand São Luís Hotel, a VII Jornada Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão, cujo tema é "Direito Público e Defesa do Patrimônio Histórico", em homenagem ao aniversário de 400 anos de São Luís. 

A solenidade de abertura teve a presença de procuradores e de várias autoridades, entre elas a corregedora geral da Defensoria Pública do Estado, Fabíola Almeida Barros, a superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão, Kátia Bogéa, o presidente da Associação dos procuradores do Estado do Maranhão, Daniel Blume, e o professor Fernando Walcacer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e ex-procurador geral do município de Niterói, que nesta sexta-feira (9) palestrará sobre a temática "Proteção do patrimônio Histórico, Cultural e Natural: o papel dos advogados públicos". 

 Segundo a procuradora Helena Maria Cavalcanti Haickel, o tema é bastante pertinente, haja vista o momento em que São Luís completa 400 anos de fundação. "Não podemos esquecer que quando os procuradores defendem o Estado, estão protegendo também seu patrimônio cultural", destacou a procuradora. 

Daniel Blume destacou o empenho da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão na manutenção da tradição em realizar o evento e disse que a iniciativa aproxima os procuradores da sociedade e dos estudantes e profissionais, de uma forma particular. "Este evento, entre outras coisas, mostra o respeito pela Procuradoria Geral e pela nossa carreira", disse Blume.

 O professor Fernando Walcacer frisou que os procuradores brasileiros são conselheiros do Estado e precisam cuidar de seu patrimônio. "Não podemos deixar de destacar a responsabilidade dos procuradores maranhenses para com esta cidade, que é patrimônio cultural da humanidade. São Luís é uma cidade que cresce rapidamente e precisa estar pronta para os novos desafios", disse.

A primeira conferência foi sobre o tema "A sustentabilidade do Patrimônio Cultural Edificado", ministrada pelo professor Dr. Carlos Ari Sundfeld, doutor e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em seguida, ministrou conferência Alexandre Freitas Câmara, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que falou sobre "A informação do Processo Judicial". O evento terá prosseguimento nesta sexta-feira (9), com duas conferências e debates.

Fonte: com informações da Secom-MA


Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON