Foto:
Visando sensibilizar servidoras, estagiárias e defensoras públicas para questões afetas à igualdade de gênero, como forma de iniciar um processo, no âmbito da Defensoria Pública do Maranhão (DPE/MA), de transformação de padrões impostos pela sociedade em relação ao papel das mulheres no ambiente corporativo, a Escola Superior da instituição, promoveu, na última sexta-feira (03), a palestra “O papel da mulher no espaço público e privado”, sendo a primeira de duas rodas de diálogos que debaterão o tema.
As discussões, reclamações e sugestões propostas nos encontros serão reunidas em documento oficial que será levado à Administração Superior. O objetivo é pleitear a inclusão de políticas institucionais de gênero que oportunizem a valorização das mulheres, contribuindo positivamente para um ambiente interno saudável para todos. Os diálogos foram conduzidos pela diretora da Escola, a defensora pública Isabella Miranda, pela defensora pública e titular do Núcleo de Defesa da Mulher, Denise Nepomuceno, e pela ouvidora-geral da DPE, Rosicléia Costa, e contaram também com contribuições das servidoras do Núcleo Psicossocial da instituição.
“Nossa intenção é compreender melhor os anseios e dificuldades que as mulheres passam no cotidiano corporativo, para reivindicar direitos básicos especificamente voltados ao segmento feminino. Além disso, queremos fortalecer nosso coletivo de mulheres, que busca o protagonismo feminino e a união em rede que garanta direitos já conquistados com muita luta”, destacou Isabella Miranda.
Segundo Rosicléia Costa, a igualdade discutida no encontro não é apenas um direito das mulheres, mas também um caminho para transformar a DPE em uma instituição mais moderna, igualitária e democrática. “Temos um caminho árduo para desconstruir uma cultura machista e reconstruir uma de igualdade de gênero, onde todos nós tenhamos os mesmos direitos”, afirmou.
Palestra - A professora e assistente social Sílvia Leite, que é presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís, ministrou a palestra “O papel da mulher no espaço público e privado”. Na ocasião, Sílvia Leite destacou a importância de discussões em relação à igualdade de gênero nas instâncias de poder, identificando as experiências vivenciadas pelas mulheres no exercício de suas funções. Também contextualizou a construção histórica e cultural da relação homem, mulher e atuação profissional.
Há 105 dias
Há 105 dias
Há 105 dias
Há 105 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?