Foto:
A partir desta sexta-feira (22), a página eletrônica da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) passará a rodar com o protocolo de segurança https, semelhante ao utilizado pelos bancos. Com a certificação, a troca de informações entre o computador e o servidor da instituição ocorrerá em um ambiente seguro, no qual a comunicação é criptografada, aumentando significativamente a integridade dos dados. O layout do sítio eletrônico não sofrerá nenhuma mudança, tendo apenas o símbolo de um cadeado na cor verde inserido na barra de endereço, além do termo https.
A aquisição do protocolo de segurança partiu de uma recomendação da Administração Superior com o objetivo de garantir que a transmissão de dados na página da DPE seja preservada, com o mínimo de interferência de pessoas mal-intencionadas que vivem de aplicar golpes na internet. “Sob a orientação da Supervisão de Informática, optamos pelo produto de maior adesão entre as grandes instituições que visam a segurança dos dados que trafegam nas suas redes. E o importante é que essa transferência do http para https vai ocorrer com a tranquilidade que o nosso usuário merece”, destacou o defensor-geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior.
O supervisor do Núcleo de Informática, Ricardo Correa Lemos, enfatizou que a questão da segurança institucional proporcionada pelo https justifica o investimento. “Todos os sistemas de informação utilizados por defensores públicos, servidores, estagiários e assistidos são on-line, e, portanto, passíveis de serem capturados. Com a transferência para o https, isso pode até acontecer, mas com um grau de dificuldade muito maior e sem a garantia de que irá ler o conteúdo do pacote capturado, uma vez que a comunicação é criptografada, a exemplo de redes como o WhatsApp e sítios eletrônicos bancários”, explicou, reforçando que a alteração será transparente e o usuário para acessar a página, deverá digitar o mesmo endereço utilizado atualmente, defensoria.ma.def.br
Há 108 dias
Há 108 dias
Há 108 dias
Há 108 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?