Atividades do projeto Defensor Cidadão são levadas à Ação Social no Monte Castelo

19/12/2014 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participou da ação social promovida pelo Instituto Florence de Ensino Superior e Técnico, no último dia 14, no Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo. O evento marcou o encerramento do ano letivo de 2014 da instituição de ensino e serviu para fortalecer os projetos de extensão em comunidades carentes de São Luís. A ação contou com o estande da DPE/MA sob a coordenação da assistente social Lila Barbosa.

Parceira do Instituto Florence, a Defensoria Pública do Maranhão participou da iniciativa, especialmente das atividades do Projeto Cidadão Defensor,  que possibilita atendimento jurídico à associações de bairros e comunidades carentes. A assistência jurídica é prestada pelos alunos do curso de Direito daquela instituição de ensino superior, sob orientação e acompanhamento de defensores públicos estaduais.

Durante a ação, houve ofertas de atendimentos em diversas áreas, como da saúde, mediante aferição de pressão, teste de glicemia, ações preventivas de saúde bucal, orientações sobre automedicação e nutrição, além de atendimentos jurídicoss oferecidos pelo Procon. Os grupos de acadêmicos do “Florence Anjos da Enfermagem” e “Farmacêuticos do Bem” também engajaram-se na ação social.

Segundo a coordenação do evento, no total, foram atendidas mais de 400 pessoas, principalmente idosos e crianças. A idosa Helena de Assis, que foi recebida pelas equipes de enfermagem, farmácia e por técnicos em nutrição, exaltou o atendimento. “Olha minha fisionomia de alegria. Vim rezar e de quebra pude ter um momento de bem-estar. Estou com o espírito em paz e o corpo com saúde, isso é uma benção”, agradeceu.

Para Ana Célia Veiga, moradora da comunidade e que foi atendida pela equipe de saúde, a ação social foi aprovada com sucesso. “Adorei a ação e pude cuidar um pouco mais da minha saúde com a orientação dos profissionais. Ações como essa deviam acontecer sempre, porque as pessoas carentes tem dificuldade no acesso a saúde, principalmente na rede pública”, avaliou.

As crianças e adolescentes tiveram uma atenção especial com a saúde bucal. Para Kleiane Lopes, de 13 anos, as orientações da equipe de odontologia foram de grande ajuda para manter o sorriso bonito e saudável. “Eu já sabia como escovar os dentes, mas é bom conversar com o dentista para saber se estou fazendo certo mesmo. Gostei da aplicação de flúor também”, afirmou.

O Pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição, padre Arnaldo Menezes, apoiou a ação reafirmando o estabelecimento de futuras parcerias para a comunidade do bairro Monte Castelo com o Instituto Florence.

“Essa ação foi muito especial para toda a Equipe Florence: alcançamos a nossa expectativa em termos de atendimentos, integramos os cursos de graduação e técnico, com a participação dos alunos e professores, encerrando o nosso ano letivo com chave de ouro. Tudo isso em função do compromisso com nosso papel social enquanto espaço formador”, comemorou a coordenadora da ação e diretora Acadêmica em exercício, professora Alexsandra Barros. 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON