Foto:
A governadora Roseana Sarney homenageou, na última quinta-feira (20), o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, com a entrega da Medalha Ordem dos Timbiras, no Grau de Comendador, do IV Centenário. Políticos, jornalistas, membros da Academia Maranhense de Letras, professores, empresários, pregoeiros, artistas, pessoas ligadas ao esporte maranhense, secretários de estado, e representantes de Podere e órgãos, dentre outros, foram homenageados por terem se destacado na prestação de relevantes serviços ao Maranhão, especialmente à capital, que neste ano comemora seu quarto centenário de fundação.
“Sinto-me honrado com a homenagem. Penso que as pessoas devem ser reconhecidas em vida pelo seu trabalho. Logicamente que a medalha não é um fim em si mesma, mas o resultado do trabalho que, nós, servidores públicos, dedicamos à população. Não posso deixar de compartilhar essa distinção com a defensoras Mariana Albano e Fabíola Barros, cuja dedicação tem feito a diferença para a Defensoria, e com todos os nossos defensores e servidores”, destacou Aldy Mello Filho.
Em concorrida cerimônia realizada no Palácio dos Leões, a governadora entregou uma a uma as medalhas aos contemplados. Dentre os homenageados estavam o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, João Maria Vandame, a ex-deputada Helena Heluy, a professora Teresinha Rêgo, o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, e os presidentes do Tribunal de Justiça do Maranhão, Antônio Guerreiro Júnior, da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e da OAB/MA, Mário Macieira.
Roseana Sarney declarou que a Medalha Ordem dos Timbiras, no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís, tem um significado especial por representar aqueles que, com seu trabalho, contribuíram para o desenvolvimento do Maranhão e, em especial, para a capital maranhense. “Esta medalha representa o reconhecimento do meu governo à dedicação de cada um dos maranhenses e dos brasileiros que para cá vieram na construção da cidade de São Luís. Ao longo de quatrocentos anos de história, que comemoramos com muito orgulho e alegria, nossa capital transformou-se em uma das mais importantes cidades brasileiras”, ressaltou a governadora.
Eduardo Rodrigues, vendedor de castanha de caju há 20 anos na área da Praia Grande, foi um dos condecorados. Entusiasmado e nervoso, ele agradeceu a homenagem da governadora Roseana Sarney. “Estou muito feliz por ter sido convidado para estar aqui hoje e agradeço ao Governo do Estado por ter se lembrado de mim e reconhecer o meu trabalho. A medalha eu dedico à minha família e a todos os pregoeiros do Maranhão”, declarou.
A medalha - A Ordem dos Timbiras foi instituída pela Lei Delegada no 160, de 4 de julho de 1984, e regulamentada pelo Decreto no 10.346, de 30 de janeiro de 1987. A Medida Provisória no 136, de 13 de novembro de 2012, assinada pela governadora Roseana Sarney, criou, no âmbito da Ordem dos Timbiras, o Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís. A admissão a essa honraria é restrita ao ano de 2012, comemorativo dos 400 anos de fundação da cidade.
A insígnia do Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís consiste em uma medalha em forma de Cruz de Malta, esmaltada de vermelho. Na parte de trás, ao centro, há a reprodução do quadro “A morte de Gonçalves Dias”, onde a figura do índio Timbira protege o corpo do poeta, e um disco circundado por dois ramos de louros verdes, e entre eles a marca com a inscrição “São Luís 400 anos”, onde, dentro dos dois números zero, contém a imagem da Bandeira do Maranhão; ao centro, no reverso, sobre idêntico disco, o Brasão de Armas do Estado do Maranhão, orlado pela legenda: “Ordem dos Timbiras – Estado do Maranhão”. Na parte inferior, a inscrição “Comemorativa aos Quarto Centenário de São Luís”.
Fonte: Secom do Governo do Estado, com informações da Ascom DPE/MA
Há 104 dias
Há 104 dias
Há 104 dias
Há 104 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?