Defensores ministram palestra sobre atuação institucional da DPE e políticas de cotas raciais

30/11/2012 #Administração
img

Foto:

 

A atuação institucional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), na capital e interior, foi tema da palestra ministrada, semana passada, pelo defensor público Paulo Rodrigues da Costa. Ele foi convidado para falar sobre o trabalho da DPE/MA pelos alunos dos curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

O painel “Carreiras Jurídicas”, promovido pelo Centro Acadêmico 1º de Maio, integrou as atividades do programa alusivo à Semana do Calouro,  teve a coordenação da professora Mônica Teresa Sousa. O objetivo foi inserir o aluno, desde o inicio do curso, nos debates imprescindíveis ao Direito.

Para a universitária da Ufma e estagiária do Núcleo de Execução Penal da DPE/MA, Mariana Rodrigues Viana, que também integra o Centro Acadêmico 1º de Maio, “a Semana do Calouro é um dos primeiros contatos que os novos acadêmicos do curso de Direito tem com a universidade e com o mundo jurídico, do qual a Defensoria Pública faz parte como uma instituição fundamental ao Sistema de Justiça”, disse a estudante.

Em outra ocasião, o defensor Edilson Santana recebeu acadêmicos do curso de Direito, da Faculdade do Maranhão (Facam), na sede da instituição, onde discorreu sobre as políticas de cotas raciais e a as ideias do filósofo John Rawls, temas que geram muitas controvérsias e encontram-se na pauta das principais discussões da atualidade. Segundo os acadêmicos, as informações servirão de subsídios para um trabalho que está sendo produzido pela turma.   

 Na sua apresentação, Edilson Santana esclareceu que o sistema de cotas enquadra-se no conceito de ação afirmativa. “Um bom conceito sobre o que seja ação afirmativa pode ser encontrado na Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial”, orientou o defensor.

 

 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON