Foto:
A Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (ESDPE) realizou nesta quinta-feira (01), aula inaugural do curso Cuidador de idosos, que foi acompanhada, via satélite, por um grande número de alunos nos 11 pólos do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma), na capital e interior do estado. A previsão é de que sejam capacitadas cerca de 600 pessoas, que irão contribuir com a promoção de uma cultura de valorização e respeito voltada para a faixa etária da população com idade superior aos 60 anos.
Com carga horária de 160 horas, a capacitação foi concebida pela ESDPE, em parceria com o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, e apoio dos Conselhos Estadual e Municipal de Defesa dos Direitos dos Idosos. A transmissão simultânea para vários municípios está sendo possível graças à assinatura de um termo de cooperação técnica entre a DPE/MA e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec). O curso será certificado pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma – Faculdade Católica), que também assina o termo.
Segundo o diretor da ESDPE, o defensor público Cristiano Matos de Santana, a capacitação é uma das estratégias adotadas pela Defensoria Pública do Estado na defesa dos direitos dos idosos, com ênfase na prevenção da violência contra o segmento, que representa pouco mais de 8% da população maranhense, segundo dados dos IBGE.
A coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, informou, em sua apresentação aos alunos, que grande parte dos casos de violência contra o idoso é praticado por familiares. “Acreditamos que esse curso venha auxiliar na redução dessa prática, assegurando que as pessoas tenham um olhar diferenciado sobre o envelhecimento, que é um processo inerente a todo ser humano”, comentou.
Durante a aula inaugural, Cristiano Matos de Santana informou que a abordagem do curso é ampla e multidisciplinar, com especial atenção às áreas social, jurídica e da saúde. Disse, ainda, que foram convocados instrutores, entre defensores públicos estaduais e federais, assistentes sociais e pedagogos para ministrar as aulas, que acontecerão sempre as segundas, quartas e sextas-feiras. A capacitação acontecerá até o dia 4 de maio deste ano, nos pólos do Cetecma em São Luís, Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda, Pinheiro, Caxias, Codó, Brejo, Pedreiras, Açailândia, Santa Inês. Cada pólo funciona como uma unidade de ensino, e comporta laboratórios e auditório equipado com a tecnologia IP.TV.
Em nome da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, a pró-reitora de Ensino da Univima, Terezinha Bogea, falou da satisfação em contribuir com a realização do curso, que na opinião dela, só tem a favorecer a consolidação de uma sociedade mais justa e solidária. Também presente ao evento, a presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenadora do curso de Gerontologia do Iesma, Ivoneide Giacomini, pediu o empenho e o comprometimento dos alunos no curso para garantir o pleno aproveitamento de suas atividades. “Estamos muito felizes porque a resposta está superando nossas expectativas”, destacou. A transmissão também foi acompanhada pelos consultores da ESDPE, Raimundo Palhano e Mauro Ferreira.
Ao final da aula inaugural, os alunos tiveram a oportunidade, por meio do chat e também por videoconferência, de esclarecer dúvidas sobre a metodologia, o conteúdo programático, além de questões envolvendo a realização do estágio. Muitas turmas como as de São Luís e Imperatriz, já estão formadas. A coordenação do curso receberá inscrições até esta sexta-feira (2), conforme capacidade dos pólos. “Mas os excedentes devem registrar o seu interesse nos pólos para o planejamento de turmas futuras”, informou Cristiano Matos.
Moradora do bairro Liberdade, a doméstica Rosenilde Teixeira Soares é uma das integrantes da turma do pólo do Cetecma de São Luis. Disse que tomou conhecimento do curso através de notícia em jornal. Ela pretende adquirir mais experiência para o cuidado e o tratamento da mãe idosa. Único homem na turma do pólo da capital, Marlysson Ribeiro Garcês já é aluno de curso técnico de enfermagem e vê na capacitação da ESDPE a possibilidade de aprofundar conhecimentos para serem aplicados no acompanhamento da avó.
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?