Foto:
Uma equipe técnica da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) esteve na manhã desta sexta-feira (27), vistoriando as instalações elétricas da sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em São Luís, para apontar soluções que contribuam para a melhoria da qualidade da energia elétrica fornecida à instituição, situada no centro histórico da cidade. O levantamento foi determinado pelo presidente da concessionária, Augusto Miranda da Paz Júnior, após reunião com o defensor-geral do Estado, Aldy Mello Filho.
Durante a reunião, Aldy Mello Filho relatou que a região onde esta localizada a DPE sofre com constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica e que, por consequência, há paralisação na prestação dos serviços oferecidos à comunidade. Em razão disso, o defensor geral solicitou o empenho da Presidência da Cemar no sentido de promover ações que garantam melhorias do serviço no bairro.
“Sabemos que está em curso um processo de modernização do sistema de energia do centro histórico, mas precisamos de medidas urgentes que garantam o regular fornecimento de energia à nossa sede. São incalculáveis os prejuízos à população diante da frequente falta de energia em nosso prédio. Isso sem contabilizar os prejuízos materiais. O sistema de ar condicionado e muitos equipamentos de informática foram danificados em razão das interrupções de energia. Além disso, nosso sistema de telefonia e de informática são interligados. Quando falta energia na sede, os núcleos do interior também são afetados”, explicou o defensor geral.
Estudo técnico – Estiveram na sede da DPE, o engenheiro eletricista Antônio Diego, e o técnico Jocimar Magalhães, com o apoio de dois eletricistas da Cemar que fazem manutenção da rede elétrica da Praia Grande. Eles foram acompanhados pelo gestor da Unidade Gestora de Atividade Meio, Gil Eanes, pela chefe da Divisão de Serviços Gerais e Transportes, Catarina Pinheiro Silva, pelo chefe da Divisão de Operação e Suporte da Supervisão de Informática, Ricardo Lemos, e pelo técnico em refrigeração Paulo Sérgio dos Santos, da empresa contratada para a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado.
O grupo visitou a subestação, onde está situada o transformador da instituição, verificou os quadros de energia, passando pelas instalações de alguns setores da Casa, dentre eles, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), onde está o servidor da DPE/MA, sistema de computação que fornece serviços à rede de computadores do órgão.
Munidos de informações repassadas pela equipe da DPE/MA e após vistoria, o engenheiro Antônio Diego disse que a Cemar ficará responsável pela elaboração de um diagnóstico sobre a qualidade da energia da instituição, mapeando todos os pontos de instalação elétrica do prédio. Uma das formas de obter tal informação será com a utilização do aparelho de monitoramento que foi instalado na subestação e permanecerá no local por quatro dias.
Além disso, Antônio Diego disse que a Cemar irá individualizar o atendimento à DPE, assegurando um ramal exclusivo de energia para a instituição. Atualmente, a Defensoria integra uma das cabines abrigadas da Cemar, que serve mais dois clientes de média tensão da Praia Grande.
“Estamos verificarmos se o projeto elétrico da Defensoria está adequado as suas necessidades, identificando eventuais pontos de sobrecarga, para chegarmos a um equilíbrio na distribuição, mas os problemas ocorridos aqui podem estar diretamente relacionados também à questão da rede de energia elétrica da Praia Grande, que é subterrânea, está desgastada e dificulta os trabalhos de manutenção. Estamos trabalhando justamente nesse processo de revitalização, que incluirá a substituição de cabos, para melhorar a qualidade da energia fornecida a essa região”, destacou o engenheiro, que trabalha atualmente no processo de revitalização de clientes de baixa e média tensão da Praia Grande.
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?