Foto:
Foi iniciado nesta semana mais um curso de qualificação profissional de apenados e egressos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Desta vez, 30 egressos do sistema prisional e detentos do regime semi-aberto estão participando do Curso em Mecânica de Montagem e Desmontagem de Motocicletas. A iniciativa é fruto de convênio entre a Defensoria Pública do Estado, a Secretaria da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Programa Começar de Novo, e Sistema Fiema, através do Senai.
O curso está sendo oferecido pelo Senai, na oficina do Centro Estadual e Profissionalizante do Maranhão (Cepromar), localizado no Parque Pindorama, e se constitui em 160 horas de aulas práticas e teóricas
Além das 30 vagas, foram oferecidas mais 10 vagas para a comunidade do Coroadinho. As inscrições e seleção dos interessados foram feitas pelas entidades parceiras nesse convênio. Também já estão sendo planejados outros cursos de capacitação para reeducandos do sistema prisional para serem ministrados ao longo deste ano, dentre eles o de Mecânica de Automotores a Diesel.
Presente ao evento o defensor público, titular do Núcleo de Execução Penal da DPE/MA, Alberto Bastos, lembrou que a Defensoria Pública estabeleceu outras parcerias para qualificação técnico-profissional de apenados. “A partir dessas iniciativas, já foram realizados cursos de Aplicação de Forro PVC, Artesanato, Culinária, Corte e Costura, e ainda este mês, outros nove presos do regime semi-aberto serão encaminhados para o mercado de emprego da construção civil”, destacou.
Ressocialização - Alberto Bastos salientou ainda que é preciso se qualificar para atender às exigências do mercado de trabalho. “Este é mais um passo rumo à ressocialização e para o início de uma nova vida fora da prisão, pois, além da capacitação técnico-profissional, o detento ainda terá a diminuição da pena a cada 12 horas de treinamento”, acrescentou.
O juiz da 2ª VEP, Douglas de Melo, defendeu que a capacitação profissional e a ressocialização devem ser entendidas pela sociedade como uma nova oportunidade para aqueles que cumpriram ou estão cumprindo pena.
Participaram ainda do evento, o coordenador estadual do Programa Começar de Novo, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho; o secretário adjunto de Reintegração Social da Sejap, Frei Ribamar Cardoso; o coordenador Departamento Regional do Senai, Germano Soeiro; a presidente do Cepromar, Eulália Neves; e a assessora de administração e secretária do Programa Começar de Novo, Lícia Dias. A equipe do Núcleo Psicossocial da DPE/MA foi composta pelas psicólogas Cleudes Lima, Silvia Tereza e pelas assistentes sociais Larissa Pinto e Gisele Cardoso.
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?