Melhoria do atendimento ao idoso é discutida em Roda de diálogo

16/08/2011 #Administração
img

Foto:

Para fortalecer a rede de proteção aos direitos dos idosos, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), em conjunto com a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) e o Disque Denúncia Maranhão, reuniu na manhã desta terça-feira (16), representantes de instituições parceiras para discutir estratégias que aperfeiçoem o fluxo de atendimento institucional voltado para as pessoas maiores de 60 anos.

A Roda de Diálogo foi aberta pela subdefensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, que destacou a importância do encontro para reforçar os laços de proximidade entre os diversos atores que atuam na promoção do envelhecimento saudável. Ressaltou ainda que o evento se propõe a discutir caminhos mais adequados à prestação do serviço ao idoso, evitando que a mesma denúncia seja atendida por várias instituições, desperdiçando um esforço que poderia ser revertido em outra ação.    

A titular do Núcleo do Idoso, da Saúde e da Pessoa com Deficiência da DPE/MA,  defensora pública Isabel Araújo, falou sobre a atuação do núcleo, apresentou dados de atendimento e destacou o papel da Defensoria como um dos articuladores da rede de proteção aos direitos do idoso.

O promotor do Idoso, Paulo Roberto Barbosa Ramos, e a secretária da Criança e Assistência Social, Roseli Ramos, também chamaram atenção para a chamada “sobreposição” do atendimento.  Para a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, à medida que os parceiros da rede de defesa se conhecem melhor, o encaminhamento às ocorrências terá um tratamento cada vez mais adequado. “Por esta razão, estamos realizando, pela primeira vez, esta roda de diálogo com a intenção de nos conhecermos, fazendo a rede de proteção funcionar de forma ainda mais eficaz”, disse Lopizic.  

A coordenadora do Núcleo de Violência Doméstica do Disque Denúncia, Odaiza Gadelha, fez uma apresentação dos investimentos na estruturação do serviço, que hoje se tornou referência no estado. “Nós funcionamos como porta de entrada e atendemos hoje todos os tipos de violência ocorrida no meio familiar e não familiar”, frisou.

Participaram ainda das discussões a coordenadora geral do Disque Denúncia Maranhão, Ellen Araújo, a delegada do Idoso, Rosa Maria Campos, entre outras autoridades.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON