Premiação marca encerramento do I Encontro de Estagiários da Defensoria Pública do Maranhão

17/03/2022 #Administração
img

Foto:

Foi em meio a um clima de muita expectativa e satisfação que a Defensoria Pública do Maranhão premiou, na quarta-feira (16), os vencedores da mostra competitiva de artigos científicos e pôsteres, realizada como parte da programação do I Encontro de Estagiários da instituição. O evento foi aberto na terça (15) e, além das apresentações feitas pelos estudantes, também contou com palestras importantes sobre temas ligados à inovação no acesso à Justiça. A premiação dos vencedores marcou o encerramento do encontro.

Os estagiários premiados receberam certificados e livros. Já os dois primeiros colocados nas categorias artigos científicos e pôsteres, também levaram um voucher individual no valor de R$750, a ser utilizado em cursos oferecidos pela Fesudeperj (Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro), parceira da DPE na realização do evento inédito.

A estagiária do Núcleo Regional de Imperatriz Patrícia Trindade levou o 1º lugar na categoria “Artigo Científico” com um trabalho sobre a educação em direitos e o acesso à Justiça. “Fiquei imensamente feliz por ter meu artigo premiado, foi uma grata surpresa que certamente me incentivará a produzir mais pesquisas que venham a contribuir com a resolução de problemáticas sociais relevantes. Dedico este artigo à minha família, amigos e a todos do núcleo de Imperatriz”, festejou.

Já o primeiro lugar na categoria “Pôsteres” ficou com a estagiária do Núcleo de Direitos Humanos Mylena Prado Privado que apresentou o tema “Desafios da efetivação da prestação jurisdicional: análise dos efeitos jurídicos da ilegitimidade ativa da associação nas ações possessórias de comunidades tradicionais”.

“Receber esse prêmio é, pra mim, extremamente gratificante porque já são quase três anos que me dedico à Defensoria como estagiária de graduação e de pós. Sou muito feliz de compor a DPE e o Núcleo de Direitos Humanos por causa da sua importantíssima função social, uma instituição que prima pela garantia de acesso à Justiça aos mais vulneráveis”, destacou a estudante Mylena Prado.

Para o defensor-geral do Maranhão, Alberto Bastos, a primeira edição do Encontro de Estagiários foi um sucesso. “Para nós, é motivo de muito orgulho perceber o envolvimento e o nível de conhecimento, com análises humanizadas e bem fundamentadas, dos nossos estagiários. Certamente, esse encontro já entrou no nosso calendário de eventos importantes e indispensáveis”, ressaltou Alberto Bastos.

Segundo a diretora da Escola Superior da DPE/MA, a defensora pública Elainne Barros, a parceria das instituições que apoiaram a realização do evento foi fundamental. “Nós agradecemos aos nossos parceiros, a Fesudeperj e as editoras Lumen Juris e EdUFMA por terem se juntado a nós neste esforço para o aprimoramento dos futuros profissionais maranhenses. Precisamos fazer a nossa parte para que, no mercado de trabalho, independente da área escolhida, esses jovens tenham condições de atuar da maneira mais efetiva e assertiva possível”, afirmou.

Conhecimento – No segundo dia de programação, além da mostra de pesquisas desenvolvidas pelos estagiários, o público também acompanhou a palestra “Inovação aplicada ao sistema de Justiça: Por onde começar?”, proferida pela advogada e co-fundadora do Instituto Smart Law, Jéssica Silva.

No primeiro dia da programação, além da solenidade de abertura e da apresentação de artigos científicos, os estagiários participaram da palestra ministrada pelo defensor-geral do Maranhão sobre os econúcleos enquanto instrumentos de inovação no acesso à Justiça. Os participantes receberam certificado de 8h/aula.

 

Premiados

 

CATEGORIA ARTIGOS

1º LUGAR

Educação em direitos e o acesso à Justiça: uma análise da atuação da Defensoria Pública do Maranhão como instrumento de conscientização e empoderamento da sociedade maranhense

Patrícia de Sousa Trindade

 

2º LUGAR

“Não estamos no mesmo barco”: Reflexões sobre o direito à moradia e remoções forçadas durante a pandemia da COVID-19

Rahellen Miguelista Ramos

Análise da Atuação da Defensoria Pública Estadual do Maranhão na defesa dos grupos vulnerabilizados.

Sarah Lopes Araújo

 

3º LUGAR

O papel da Defensoria Pública do Estado do Maranhão como facilitadora do acesso à Justiça para os povos vulneráveis no contexto de pandemia da COVID-19

Marina Sousa Assunção Aragão

 

CATEGORIA PÔSTERES

1º LUGAR

Desafios da efetivação da prestação jurisdicional: análise dos efeitos jurídicos da ilegitimidade ativa da associação nas ações possessórias de comunidades tradicionais

Mylena Prado Privado

 

2º LUGAR

Celeridade processual e a solução adequada de conflitos

Liana Cristine Ribeiro

Gabriella Barbosa Pereira Zayringue Ribeiro

 

3º LUGAR

Os entraves no acesso das pessoas portadoras de deficiência auditiva ao sistema de Justiça: a lacuna da (in)existência do profissional intérprete em libras na acessibilidade do atendimento

Hildegardy Galvão Bezerra

Matheus dos Santos Santana

Geysiana Lamar Silva

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON