Foto:
Na plateia, estudantes ávidos por conhecimento, atentos a todas as apresentações: são futuros profissionais que, no caminho da formação nas áreas que escolheram, já conquistaram a oportunidade de estagiar na Defensoria Pública do Maranhão. “Fiz dois seletivos, um para São João dos Patos e outro para São Luís. E quando fui chamada, foi uma grande alegria. Vim para o Núcleo da Infância e gosto muito da atuação. Me apaixonei pela Defensoria, por todo o trabalho interno na assistência jurídica e externo junto às comunidades”, destacou Byanca Ravenny Santos, estudante de Direito que estagia no Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da DPE/MA.
Com o tema “Os desafios do acesso à Justiça”, o I Encontro de Estagiários da Defensoria Pública do Maranhão foi aberto oficialmente nesta terça-feira (15), no auditório da sede da instituição. O evento terá duração de dois dias e conta com uma ampla programação, com palestras e apresentações de artigos e pôsteres.
Segundo o defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, o evento tem o intuito de reconhecer a importância, além de estimular o desenvolvimento dos futuros profissionais das mais diversas áreas do conhecimento. “É uma grande responsabilidade conduzir os passos destes estudantes, pois no mercado de trabalho eles poderão vivenciar esse aprendizado. O nosso intuito é somar com a carreira de todos os estagiários, para que saiam desta etapa mais conscientes, preparados e, sobretudo, mais humanos”, enfatizou.
A defensora pública Elainne Barros, diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdpe), ressaltou a importância do encontro para o compartilhamento de conhecimento entre membros, servidores e quadros de apoio. “Os nossos estagiários são pessoas já bastante capacitadas, que chegam aqui com um bom nível de conhecimento técnico. Quando começam a atuar no dia a dia da instituição, acabam se deparando com as mais diferentes realidades. Por isso, planejamos um encontro para que houvesse maior entrosamento, troca, compartilhamento, intercâmbio de vivências. Assim, todos ganham”, disse.
Para realizar o evento, a Defensoria Pública conta com importantes parcerias: a da Fesudeperj (Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio de Janeiro), e das editoras parceiras Lumen Juris e da EDUFMA.
Programação
A solenidade de abertura contou com as participações do defensor-geral Alberto Bastos; da diretora da Esdpe, Elainne Barros; da supervisora de estágio da DPE/MA, Ana Helena Rêgo; da ouvidora da DPE, Fabíola Diniz; e do defensor público integrante da banca examinadora do concurso de artigos e pôsteres, Edson Zamba. Também participou virtualmente do evento, o coordenador acadêmico da Fundação Escola Superior do Rio de Janeiro, Eduardo Chow.
Após a abertura, os estagiários assistiram à palestra proferida pelo defensor-geral, Alberto Bastos, sobre como os núcleos ecológicos (econúcleos) se tornaram instrumentos de inovação no acesso à Justiça.
No momento seguinte, começou a mostra competitiva de artigos científicos. Ao todo, foram realizadas seis apresentações neste primeiro dia. No segundo e último dia de encontro, serão apresentados mais quatro artigos e três pôsteres, que compõem a outra categoria avaliada no concurso. Ao fim, haverá premiação para incentivar os estagiários a se envolver ainda mais nas pesquisas que norteiam as ações efetivas nos mais variados segmentos profissionais. Os participantes terão direito a certificado de 8h/aula.
Na quarta-feira, além da mostra de pesquisas desenvolvidas pelos estagiários, o público também irá acompanhar a palestra “Inovação aplicada ao sistema de Justiça: Por onde começar?”, que será proferida pela advogada e co-fundadora do Instituto Smart Law, Jéssica Silva.
O I Encontro de Estagiários da DPE/MA é realizado na modalidade presencial, com transmissão pelo canal da Defensoria no YouTube (Defensoria MA)
Programação de quarta-feira (16)
14h às 15h
Palestra: Inovação aplicada ao sistema de Justiça: Por onde começar?
Palestrante: Jéssica Silva – Advogada e Co-founder do Instituto Smart Law
15h às 15h30 – Intervalo
15h30 às 17h
Apresentação de artigos científicos
17h às 17h45
Apresentação de pôsteres
17h45
Premiação e encerramento
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?