Imperatriz: Defensoria Pública presta homenagem a mulheres que militam na defesa dos direitos do segmento na região tocantina

10/03/2022 #Administração
img

Foto:

O Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em Imperatriz, promoveu esta semana um grande evento em homenagem a mulheres da região tocantina, por alusão ao Dia 8 de Março. A audiência pública, realizada na Academia Imperatrizense de Letras, teve como tema “Mulheres: construindo história, conquistando direitos”.

Durante a solenidade, foram homenageadas, com a entrega de troféus, 12 representantes do segmento feminino que militam no combate à violação de direitos fundamentais das mulheres. O evento, conduzido pelo defensor público André Almeida, buscou   valorizar as mulheres, suas lutas e conquistas alcançadas até o momento atual.

“A data em comemoração ao Dia da Mulher nasceu no século XX, após uma série de manifestações feministas por melhores condições de trabalho, e é celebrada até hoje para lembrar esse marco tão importante rumo a igualdade de direitos. Há muitas barreiras a serem vencidas, mas com eventos como este contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com as mulheres”, destacou André Almeida, que teve o apoio da assistente social da Defensoria, Florismar Costa, na idealização do evento.

A DPE/MA atua diuturnamente buscando maior valorização da mulher, sobretudo àquelas que vivem em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência, em superação de rua, encarceradas, dentre outras. A Defensoria também promove campanhas educativas, presta auxílio a instituições governamentais e não governamentais que atuam na defesa dos direitos das mulheres.

“Foi um evento muito emocionante e vanguardista, de reconhecimento a grandes mulheres da nossa região, com representação em diferentes segmentos. Com o sucesso desta iniciativa, a nossa intenção é incluir essa homenagem do Dia Internacional da Mulher no calendário de eventos anuais do nosso núcleo regional”, assinalou o defensor público Adriano Oliveira, coordenador da unidade da DPE/MA de Imperatriz.

As homenageadas foram Adalgiza Morena, representante da Pastoral da Educação, Conceição de Maria Amorim, do Centro de Promoção da Cidadania e Defesa dos Direitos Humanos Pe. Josimo, Eunice da Conceição Costa, representante do Movimento das Quebradeiras de Coco, Expedita Vieira de Sá (Didi Praes), representante da Associação Artística de Imperatriz, e Marcilene Gavião, do Conselho Indigenista Missionário.

Também receberam troféus Maria da Conceição Dias Araújo, representante do Mulheres do Axé, Maria da Conceição Medeiros Formiga, do Conselho do Idoso, Maria Luiza Sousa, representante do Centro de C. Negra Negro Cosme, Maria Rita Conceição Viana, representante do CMDCA, Maria do Rosário Rodrigues, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Regina Celia Nobre Lopes, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, e Gilvânia Ferreira, representante do Fórum de Mulheres.

“Quero parabenizar a Defensoria por essa iniciativa. Por ações como esta é que a sociedade imperatrizense pode contar com uma rede de defesa e proteção dos direitos da mulher tão forte e atuante como a que temos em nossa cidade”, afirmou a homenageada Regina Célia Lopes.              

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON