Foto:
O mês de março, tradicionalmente já marcado pelas celebrações das conquistas femininas ao redor do mundo, será ainda mais especial na Defensoria Pública do Maranhão. Durante todo o mês, uma programação repleta de atividades e ações deverá movimentar a instituição e a comunidade, como parte da campanha “#defensoriaDELAS”, baseada na proposta de construção de uma sociedade mais justa, igualitária e respeitosa com as mulheres. O lançamento oficial da campanha será na quinta-feira, 03 de março, às 14h.
Fruto do trabalho e do esforço de muitas mãos, a campanha foi idealizada e planejada pela Escola Superior da Defensoria (Esdep) em conjunto com o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher e População LGBT+, Núcleo de Execução de Execução Penal, Núcleo Psicossocial e Ouvidoria-geral da DPE. “Nós temos convicção de que, sozinhas, pouco se constrói. Mas em união, o cenário é outro. Por isso, buscamos nos unir a quem tem propósitos semelhantes, para de fato poder transformar a realidade de muitas mulheres”, destaca a defensora pública Elainne Barros, diretora da Esdep.
Com base nesses aspectos e frentes de trabalho, voltadas tanto para as mulheres assistidas pela instituição quanto para as que fazem parte da DPE, a programação deverá movimentar todo o mês de março, com ações e atividades realizadas semanalmente. Como ponto de largada, dia 03 de março, a Defensoria vai apresentar oficialmente um estudo muito importante que foi realizado internamente: o diagnóstico de Relações de Gênero da DPE/MA. “Foram propostos questionários para as mulheres e homens que trabalham na instituição, para entendermos como essas pessoas enxergam o machismo estrutural e para saber de que maneira devemos agir para uma efetiva promoção de igualdade de tratamento na instituição”, explica a diretora da Esdep.
Programação
O diagnóstico será apresentado na solenidade de lançamento da campanha. No mesmo dia, começam as atividades voltadas tanto para o público interno quanto para o externo. Confira!
- 14h: Abertura oficial da campanha “defensoriaDELAS”, com apresentação do diagnóstico de Relações de Gênero da DPE/MA
- 16h: Webinário “Mulheres com deficiência - Capacitismo e inclusão”, com transmissão no canal da DPE/MA no Youtube.
Festival #defensoriaDELAS, na praça Nauro Machado, com cultura, artesanato, dança e palestra e espaço de exposições.
- 14h: Abertura do festival com o coral Canto do Sabiá
- 15h: Apresentação Mulheres de Axé (Anastácia Lia, Zayda Moraes e Gisele Padilha)
- 16h: Apresentação Meninas Show
- 17h: Palestra sobre empreendedorismo feminino
- 18h: Show de Teresa Canto
- Exposições: vagas limitadas e inscrições feitas na página de seletivos da DPE até 04 de março (seletivosdpe.ma.def.br)
Roda de diálogo “A violência doméstica: suas consequências na vida emocional das mulheres”. Ação realizada na Unidade Prisional Feminina da capital, em parceria com o Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís
- 15h: Workshop presencial “Comunicação assertiva para mulheres”, em parceria com a escola de oratória Vox2you São Luís. Serão 18 vagas presenciais para mulheres da DPE/MA com transmissão ao vivo no canal da DPE/MA no Youtube.
Oficina de dança e atividade física, na Unidade Prisional Feminina de São Luís, em parceria com o Mestrado em Direito e Afirmação de Vulneráveis, da Universidade Ceuma.
Capacitação em atualização legislativa e jurisprudencial em Direito das mulheres, com transmissão no canal da DPE/MA no Youtube.
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Há 100 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?