DPE inicia nova fase de atuação na Cidade Olímpica com a realização de inspeções a unidades básicas de saúde da região

24/02/2022 #Administração
img

Foto:

O Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), deu início nesta quarta-feira (23), a uma série de inspeções voltada à rede básica de saúde existente na área da Cidade Olímpica, bairro onde a instituição mantém atendimento regular presencial desde novembro do ano passado.
A equipe da DPE/MA esteve na UBS Antônio Carlos Reis, a maior unidade de saúde da região, em trabalho acompanhado por representantes da Associação de Moradores da Cidade Olímpica (Amcol) e do Coletivo Meninas Cidadãs, iniciativa que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão.

A vistoria marcou o início da nova fase de atuação da Defensoria na comunidade da Cidade Olímpica, que reúne uma população de cerca de 70 mil pessoas. Nesta etapa, o defensor público Davi Rafael Veras, titular do NDCA e coordenador dos atendimentos na região, observou que os trabalhos serão concentrados em inspeções a equipamentos públicos, visando impactar nas políticas públicas voltadas ao território.

Além do defensor público Davi Veras, também estiveram presentes na inspeção da manhã desta quarta, a presidente da Amcol, Kênia Delano, a integrante do Meninas Cidadãs, Rubya Lopes, e a estagiária de pós-graduação do NDCA, Rayssa Braga. “Essa interação com os movimentos sociais, onde eles nos acompanham e também participam da ação, é uma tônica do nosso trabalho”, enfatizou o defensor público.

Ainda como parte da metodologia sempre utilizada pela DPE/MA, foram ouvidos usuários do serviço, profissionais de saúde e diretoria da UBS Antônio Carlos Reis.
Dentre as preocupações mais recorrentes manifestadas pela comunidade, estão a falta de medicamentos e insumos, bem como a dificuldade de atendimento decorrente da baixa cobertura populacional da rede de saúde, considerada aquém das necessidades de um território tão grande como o da Cidade Olímpica. O representante da Defensoria destacou que os propósitos desta ação vão ao encontro das finalidades de outro projeto desenvolvido pelo NDCA, intitulado Todos pela Atenção Básica.

“Conforme a programação, inspecionaremos as outras três unidades básicas de saúde da Cidade Olímpica, nas próximas semanas. A nossa intenção é fazer uma radiografia desses serviços, de forma a nos subsidiar na interlocução com o poder público, na perspectiva de garantir melhorias às políticas públicas da região. Um dos nossos focos principais é a atenção ao pré-natal, uma vez que o Maranhão ocupa a terceira posição em casos de mortalidade infantil, o que nós buscamos combater por meio do projeto Todos pela Atenção Básica”, destacou Davi Veras, lembrando que as UBS têm papel fundamental na cadeia de serviços prestados à população, uma vez que tem caráter preventivo.

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON