Foto:
Tendo a sustentabilidade como uma de suas diretrizes de gestão, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) deu início, nesta semana, a operacionalização de um sistema inédito de compartilhamento de transporte desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que representará economia aos cofres da instituição. Voltada para pessoas e mercadorias, a ferramenta conhecida como Logística Integrada de Veículos (LIV) permitirá às instituições participantes a realização de viagens e roteiros, sem custos, a título de carona.
Concebido pelo Tribunal, o LIV surgiu das interações realizadas no grupo de instituições públicas que desenvolvem práticas sustentáveis de gestão, também conhecido como Ecoliga. A DPE/MA compõe o grupo desde agosto de 2019.
“Desde a nossa adesão, que discutimos com as demais instituições que integram o grupo, estratégias e experiências valiosas, que podem resultar em melhorias para o desenvolvimento do nosso trabalho. E a Logística Integrada de Veículos atende a esse comando, reforçando as nossas ações na área de responsabilidade socioambiental e redução de custos”, destacou o defensor-geral Alberto Bastos.
Em fase de testes, a primeira viagem compartilhada entre o TRE/MA e a DPE/MA ocorreu na segunda-feira (3). Conforme a metodologia, cada instituição pode disponibilizar o seu roteiro no sistema on-line, ficando à espera da manifestação do órgão interessado na carona. O subdefensor-geral Gabriel Furtado explicou que a expectativa com o novo sistema é bastante positiva.
“Ainda não temos como prever o impacto dessas caronas no nosso orçamento, mas temos a convicção de que isso trará grandes benefícios. Antes desta primeira saída, realizamos várias reuniões de aprimoramento para que tudo ocorra dentro planejado”, afirmou, acrescentando que o uso contínuo do LIV deve impactar nos custos e despesas decorrentes do pagamento de diárias e aquisição de combustível, no caso de viagens em veículos próprios ou locados pela instituição.
Conforme a oferta feita pelo TRE/MA, a Defensoria se integrou a duas rotas de viagem com caminhão baú para transporte de mercadorias. Os núcleos regionais dos municípios de São João dos Patos, Pastos Bons, Balsas, Carolina, Grajaú e de Barra do Corda serão os primeiros a receberem o material de expediente enviado pela sede da instituição, em São Luís. O trabalho é coordenado pela Supervisão de Transporte e Logística da Defensoria maranhense. “Estamos orientando os núcleos porque há uma série de recomendações que precisam ser executadas para que o compartilhamento de veículos ocorra de forma eficiente”, explicou Catarina Pinheiro, supervisora de Logística.
Há 102 dias
Há 102 dias
Há 102 dias
Há 102 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?