Foto:
O mês de junho é dedicado à conscientização e ao combate à violência contra as pessoas idosas. No Maranhão, a Defensoria Pública do Estado, em conjunto com outros órgãos da rede de proteção, lançou oficialmente mais uma campanha que visa combater todo tipo de violência praticada contra pessoas idosas e transformar esse cenário, tão grave e preocupante.
O lançamento da campanha ocorreu em solenidade virtual transmitida pelo canal da DPE/MA no YouTube. Unida, toda a rede de proteção ao idoso no estado participou do lançamento, buscando superar os desafios impostos pela pandemia, que tanto tem agravado a situação de quem vive em situação de violência, muitas vezes, dentro da própria casa.
Campanha
Com o tema “Idoso empoderado diz NÃO à violência”, durante este mês, a DPE irá realizar, por meio do CIAPVI (Centro Integrado de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa), uma série de ações e atividades com a proposta de empoderar as pessoas idosas e mostrar que a violência sofrida por muitas delas é uma grave questão social, que precisa ser combatida por todos.
“A nossa instituição leva muito a sério o trabalho de prevenção à violência contra os idosos, e não medirá esforços para cumprir a missão de proteger e defender quem mais precisa”, enfatizou durante sua fala o defensor público-geral, Alberto Bastos, que aproveitou a ocasião para anunciar novidades nessa atuação.
Dentre as ações anunciadas pelo defensor-geral, destaque para a nomeação de mais um defensor para atuar no núcleo de defesa do idoso; a estruturação do trabalho dos defensores, com a inclusão de estagiários de pós-graduação na assistência jurídica; a garantia de um novo espaço de atendimento para o núcleo especializado e para o CIAPVI, no bairro do Renascença, em São Luís; a recente conquista de uma emenda parlamentar, de autoria da deputada Mical Damasceno, para obtenção de um veículo que faça o transporte desses idosos; além da busca pelo patrocínio, junto à empresa Eneva, de um curso voltado para capacitar e qualificar cuidadores de idosos em todo o Maranhão, gerando qualidade de vida a essa população e, claro, emprego e renda também.
Fortalecimento
Também participaram da solenidade de lançamento da campanha representantes de outros órgãos e entidades que atuam em defesa da pessoa idosa o Maranhão, como a Delegacia do Idoso, o Ministério Público, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, além de entidades como os Conselhos Municipal e Estadual do Idoso; e o Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa da Pessoa Idosa (FEMADI), que tem como presidente Adalgisa Drumond. “Estamos unidos à Defensoria há anos, realizando uma série de atividades em parceria. Neste período de pandemia, tudo está bem diferente, mas o nosso trabalho permanece, em prol das pessoas idosas”, destacou Adalgisa.
“É muito bom poder contar com todos os parceiros da rede de proteção à pessoa idosa. Nós, na DPE, temos também muita satisfação em contar com o CIAPVI, que é uma importante ferramenta de atendimento e execução de ações que melhoram a vida das pessoas idosas no estado”, atestou o defensor público Cosmo Sobral, titular do núcleo de defesa do idoso.
Também marcaram presença virtual no lançamento da campanha a diretora da Escola Superior (ESDEP), Cristiane Marques e o presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA), Cristiano Santana.
Programação
A coordenadora do CIAPVI, Isabel Lopizic, explanou alguns detalhes sobre as ações programadas para a campanha, lembrando que um ponto alto será no próximo dia 15, com a roda de conversa “Idoso empoderado diz NÃO à violência”, às 14h, no canal da DPE/MA no Youtube.
O evento on-line terá como debatedora a assistente social Marília Viana Berzins, Mestre em Gerontologia Social pela PUC, Doutora em Saúde Pública pela USP, Especialista em Gerontologia pela SBGG e Pesquisadora na área de Gerontologia e violência contra a pessoa Idosa.
Há 103 dias
Há 103 dias
Há 103 dias
Há 103 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?